Ordem Cronologica dos Prefeitos do Municipio de Santana

Santana foi elevado nível de distrito, em 1981, pela Lei nº 153/81 PMM, sendo seu primeiro agente distrital Francisco Correa Nobre. Em seguida Santana foi elevado à categoria de município através do Decreto-lei nº 7369 de 17 de dezembro de 1987. Foi nomeado como prefeito interino Heitor de Azevedo Picanço em 15 de novembro de 1988. Neste mesmo ano foi realizada a primeira eleição direta, onde foi eleito prefeito de Santana Rosemiro Rocha Freires, primeiro prefeito eleito do município. E desta forma segue as eleições e gestões cronológica dos prefeitos do município de Santana:

Eleição de 1988Prefeito: ROSEMIRO ROCHA FREIRE
Vice – Prefeito: ONEIDE GOMES SILVA
Período: 1989 a 1992

Eleição de
1992Prefeito: GEOVANI PINHEIRO BORGES - PMDB
Vice – Prefeito: GERONIMO ACÁCIO
Período: 1993 a 1996

Eleição de
1996Prefeito: JUDAS TADEU DE ALMEIDA MEDEIROS - PSDB
Vice – Prefeito: FELIX RAMALHO
Período: 1997 a 2000

Eleição de
2000Prefeito: RESEMIRO ROCHA FREIRE - PL
Vice – Prefeito: REDIMILSON ANSELMO NOBRE
Período: 2001 a 2004

Eleição de
2004Prefeito: JOSÉ ANTONIO NOGUEIRA DE SOUSA - PT
Vice – Prefeito: MELQUIZES PEREIRA DE LIMA - PC do B
Período: 2005 a 2008

Eleição de
2008Prefeito: JOSÉ ANTONIO NOGUEIRA DE SOUSA - PT
Vice – Prefeito: CARLOS MATIAS - PR
Período: 2009 a 2012


Eleição de 2012Prefeito: Robson Rocha Freires (PTB)
Vice – Prefeito: Rosalina Matos (DEM)
Período: 2013 a 2016 
 

Ordem Cronologica dos Vereadores do Municipio de Santana


Eleição de 1988JOÃO P .F. CARDOSO - PFL
DIOGO S. MARANHÃO - PFL
JOSÉ V. S. MARQUES - PDT
FRANCISCO CHAGAS S. RÊGO - PDT
MANOEL ROCHA CAMPOS - PDT
ALUÍZIO LOBATO MONTEIRO - PDT
ODENILSON M PEREIRA - PL
RAIMUNDO B. DE MATOS – PL
CLAUDOMIRO DE MORAES GUEDES – PL
Período: 1989 a 1992

Eleição de
1992JUDAS TADEU DE ALMEIDA MEDEIROS - PFL
DIOGO DE SOUSA RAMALHO - PMDB
CLAUDOMIRO DE MORAES GUEDES
ALDENOR FURTADO REBELO - PTR
ALBERTO RONALD PEREIRA CRUZ - PSD
PAULO SERGIO DA SILVA MELO - PDS
EDMUNDO RIBEIRO TORK - PFL
JOÃO BATISTA BEZERRA NUNES - PMDB
MIGUEL DA SILVA DUARTE - PL
JOÃO BATISTA SANTANA TAVARES - PDT
WLAUDIMIR BARBOSA DE ARAUJO - PSDB
Período: 1993 a 1996

Eleição de
1996AUGUSTO DO SOCORRO DA SILVA FAVACHO - PTB2
JOÃO BATISTA BEZERRA NUNES – PMDB
DIOGO DE SOUZA RAMALHO - PMDB
JOSE ANTONIO NOGUEIRA DE SOUSA – PT
JOSIVALDO SANTOS ABRANTES - PL
JOÃO BATISTA SANTANA TAVARES – PDT
PAULO SERGIO DA SILVA MELO - PSDB
FRANCISCO DAS CHAGAS SOARES REGO – PFL
CLAUDOMIRO DE MORAES GUEDES - PSDB
RAINILDO DO CARMO ELIAS AGUIAR – PDT
BENEDITO AFONSO SOARES DE FARIAS - PSD
PAULO SÉRGIO LOBATO NUNES – PL
IZAEL CUNHA LEÃO – PFL
Período: 1996 a 2000

Eleição de
2000MÁRIO LEONARDO VELOSO SILVA - PSD
JOSE ANTONIO NOGUEIRA DE SOUSA - PT
JOSIVALDO SANTOS ABRANTES - PSDB
DIOGO DE SOUZA RAMALHO - PL
ROSELI DE ARAÚJO CORREA - PC do B
RANOLFO FERREIRA GATO NETO - PFL
CLAUDOMIRO DE MORAES GUEDES - PSDB
ODENILSON MARQUES PEREIRA - PSB
JOSE VICENTE DA SILVA MARQUES - PFL
PAULO SERGIO LOBATO NUNES - PL
ESTER DE PAULA DE ARAÚJO - PDT
PAULO SERGIO DA SILVA MELO – PFL
WALDON CHAVES DOS SANTOS – PT do B
FRANCISCO JEOVÁ SÁ DA SILVA – PC do B (substituiu a ROSELI DE ARAUJO CORREA)
AROLDO DE MELO VASCONCELOS - PSB (substituiu JOSÉ ANTONIO NOGUEIRA DE SOUSA)
Período: 2001 a 2004

Eleição de
2004LUIZ NUNES DE MELO - PPS
DIOGO DE SOUZA RAMALHO - PL
CLAUDOMIRO DE MORAES GUEDES - PTB
MARIO LEONARDO VELOSO SILVA - PDT
EDINARDO TAVARES DE SOUZA - PL
FRANCISCO DO CARMO SOUZA DE OLIVEIRA - PFL
JOUCIER CHAVES PINTO – PT do B
NILTON LUIZ CABRAL TORK - PMDB
JOSÉ LUIZ NOGUEIRA DE SOUSA – PT
RUBERNEI MONTES DO CARMO PC do B
Período: 2005 a 2008
Eleição de 2008ROSELI DE ARAUJO CORREA – DEM
JOSÉ ROBERTO AFONSO PANTOJA – PT
JOSÉ LUIZ NOGUEIROA DE SOUSA – PT
ROBSON SANTANA ROCHA FREIRES – PTB
FABIO JOSÉ DOS SANTOS – PMDB
JAILSON GILSON SOARES NUNES – PDT
JOSIVALDO SANTOS ABRANTES – PSDB
MARIO LEONARDO VELOSO SILVA – PTB
ADELSON BORGES ROCHA – PPS
ROBSON ROGER CORDEIRO COUTINHO – PPS
Período: 2009 a 2012

O Estado do Amapá e seus Municipios

O ESTADO E SUA HISTORIA

Em 1637, a região que é hoje o estado de Amapá foi dada a um homem português, Bento Manuel Parente, ao término do mesmo século, a região foi invadida pelo ingleses e holandeses que foram expulsos pelos portugueses. No 18º século, os franceses reivindicaram também a possessão da área e, em 1713, o Tratado de Utrecht estabeleceu as fronteiras entre o Brasil e a Guiana francesa que, não obstante, não foi honrado pelos franceses. Os portugueses construíram então uma fortaleza cujo nome foi de São José de Macapá, para proteger os limites de invasão francesa. Determinado o território, começou a crescer no 19º século, devido ambos pela descoberta de ouro na área e por ocasião do ciclo da Borracha, que naquele momento, tinha alcançado preços internacionais altos. A descoberta de recursos ricos, não obstante, causou as disputas territoriais para crescer e dá lugar à invasão francesa, em maio de 1895. Em 1 de janeiro de 1900, a Comissão de Arbitragem, em Genebra, deu possessão da região ao Brasil e o território foi incorporado ao estado de Pará, sob o nome de Amapá. Em 1945, a descoberta de grandes jazidas de manganês em Serra do Navio tremeu a economia local. Poruma divisão territorial nova, a porção de norte de Amapá do Rio de Cassiporé se tornou a Municipalidade de Oiapoque. Foi desmembrado novamente em dezembro de 1957, com o estabelecimento da municipalidade de Calçoene. O território do Amapá se tornou um estado através da Constituição de 5 de outubro de 1988.

MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAPÁ

Estado do Amapá possui, atualmente, 16 municípios. Na época em que foi criado (1943), eram apenas três (Macapá, Mazagão e Amapá). O quarto (Oiapoque) surgiu em 1945, e o quinto (Calçoene) em 1956. Em 1987 a Lei Federal nº 7.639 criou mais quatro: Ferreira Gomes, Laranjal do Jarí, Santana e Tartarugalzinho. Em 1992 foi a vez de Amapari (Lei nº 8), Cutias do Araguari (Lei nº 6), Itaubal (Lei nº 5), Porto Grande (Lei nº 3), Pracuúba (Lei nº 4) e Serra do Navio. Em 1994, pela Lei nº 171, surge o 16º município, com o nome de Vitória do Jarí.
A autonomia dos municípios amapaenses propriamente dita começou a partir da Constituição de 1988, muito embora desde 1986 os municípios do Estado já fossem governados por prefeitos eleitos pelo voto popular. Até então, todo o Estado era considerado área de Segurança Nacional, sendo assim vetado o direito da população de escolher os próprios mandatários municipais. A Constituição de 1988, principalmente nos artigos 29, 30 e 31, passou a estabelecer que os municípios passariam a ser regidos por uma Lei Orgânica.
O que diz a Constituição sobre os municípios:Artigo 30 - Compete aos municípios o seguinte:I - Legislar sobre assuntos de interesse local;II - Suplementar a legislação federal e estadual no que couber;III - Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;IV - Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;V - Organiza e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;VI - Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e dos Estados, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental;VII - Prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e dos Estados, serviços de atendimento à saúde da população;VIII - Promover, no que couber, adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;IX - Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

História do Municipio de Santana

Santana teve início do agrupamento populacional em Ilha de Santana, localizada em frente, à margem esquerda do rio Amazonas, em 1753. Os primeiros habitantes eram moradores portugueses e mestiços vindos do Pará, além de índios Tucuju, comandados pelo desbravador português Francisco Portilho de Melo, que evadiu-se para esta região fugindo das autoridades fiscais paraenses em razão do comércio clandestino de escravos e metais. De sua aliança com Mendonça Furtado obteve o título de Capitão do então povoado de Santana, tendo que em troca disponibilizar uma listagem com aproximadamente 500 silvícolas tucuju sob sua guarda.Concentrado em Ilha de Santana, Portilho de Mello e seus agregados conviveram com a redução da força de trabalho indígena, já que a mortalidade também foi significativa, por causa das inadequadas condições de trabalho. Por ordem de Mendonça Furtado em 04 de Fevereiro de 1758 foi instalado e fundado o povoado de Santana, em homenagem a Santa Ana de quem os europeus e seus descendentes eram de votos. Em 1946, com a descoberta do manganês em Serra do Navio por Mário Cruz, Santana experimentou um crescimento significativo, em decorrência da instalação da Icomi (Indústria e Comércio de Minérios). Já no final da década de 50, foi construída a Estrada de Ferro do Amapá, com 19 quilômetros lineares, para o transporte do pessoal e escoamento da produção de manganês com destino ao mercado externo.Dadas as condições geográficas adequadas ao escoamento via fluvial, é escolhido o Canal Norte do Rio Amazonas que propiciava, pela sua profundidade, fácil navegabilidade aos navios de grande calado. Assim é instalado um cais flutuante em frente a Ilha de Santana, gerando empregos, atraindo população e incentivando comércios e indústrias de pequeno porte, estimulando a criação de vilas e ampliando a área urbana do povoado, elevando-o a nível de distrito, em 1981, pela Lei nº 153/81 PMM, sendo seu primeiro agente distrital Francisco Correa Nobre. Em 17 de dezembro de 1987, pela lei nº 7.639, Santana passa a ser mais um município do Estado.
Igarapé do Lago - O distrito de Igarapé do Lago, em Santana, é considerado um dos mais importantes e constitui um grande reservatório religioso-cultural. Distante 110 quilômetro de Macapá, e localizado em parte elevada onde predominam os campos de terra firme, Igarapé do lago tem uma população superior a 600 indivíduos. A localidade é banhada por um igarapé, afluente do rio Vila Nova (ou Anauerapucu), que se alonga por regiões de terras baixas, inteiramente alagadas durante o inverno, formando extenso lago. Daí sua denominação.O acesso a Macapá é feito por estrada empiçarrada e por água, alcançando o Vila Nova, saindo no rio Macapá ou braço norte do Amazonas, aportando em Santana, a 24 quilômetros da capital.A vila surgiu após a libertação dos escravos. Antes havia apenas o Sítio de Dona Joana Barreto, onde trabalhavam vários negros. Com a assinatura da Lei Áurea, dona Joana reuniu os negros e comunicou-lhes que a escravidão não mais existia, razão pela qual eles poderiam ir para onde quisessem. Os negros não deixaram dona Joana. Pediram autorização para construir suas casas em frente ao sítio em parte elevada e continuaram a realizar seus trabalhos nas roças de mandioca, milhos, café e criação de gado, caça e pesca. Assim surgiu a vila de Igarapé do Lago. Um punhado de negros libertos que não encontraram motivos para abandonar uma senhora bondosa de elevado espírito cristão.O distrito de Igarapé do Lago pertence ao município de Santana e compreende as vilas de Bois e Pedrinhas, ambas reunindo poucas famílias que de dedicam à criação de gado, porcos, galinhas, roça de mandioca e frutas, especialmente laranjas. A vila possui aproximadamente 60 casas. Predominam as residências armadas com madeiras de lei, entre elas as mais recentes. As casas mais antigas do povoado são constituídas de barro (enchimento) assentadas nas paredes entre grossos esteios e redes de cipó. A cobertura quase sempre é de palha, ou cavaco, havendo poucas casas cobertas de telhas de barro ou fibrotex.As palhas usadas nas coberturas são de ubuçu, ubim, bacaba, miriti, etc, com maior utilização das duas primeiras que são retiradas das palmeiras que lhes emprestam o nome, abundantes na região.A população compreende elementos representativos de vários grupos étnicos, predominando o mulato de cabelo encaracolado. A vila tem aproximadamente 90 anos de existência. Aos escravos juntaram-se posteriormente o branco, proveniente das regiões das ilhas do Pará, descendentes de açorianos e portugueses que haviam povoado Mazagão Velho. Registram-se alguns elementos de grupos indígenas do Oiapoque, notadamente da tribo Galibi. O elemento negro é praticamente nulo, desapareceu com a mestiçagem e agrupam-se em outras regiões. Os moradores dedicam-se a agricultura. Durante o inverno (janeiro a agosto) chove bastante na região.
Estudo elaborado por
Dados do município
Características
Nome oficial: Município de Santana
Lei de criação: Nº 7.639, de 17 de dezembro de 1987
Limites: Norte: Porto Grande Sul: Mazagão Leste: Macapá e Rio Amazonas Oeste: Porto Grande e Mazagão
Área de unidade territorial: 
1.579,608 km2
Densidade demográfica: 64,11
população estimada para 2013 (IBGE): 108.897
População (IBGE 2010):  101.262 habitantes (recenseada)
Código do Município: 1600600
Gentílico: santanenses
Comunidades principais: Igarapé da Fortaleza, Igarapé do Lago e Ilha de Santana, Santana (sede).
Clima: Quente úmido
Temperatura: Média mínima 23°C e máxima 40°C
Grupos Indígenas: Nenhum
Atração turística: Passeios de barco pelas inúmeras ilhas que cercam o município
Transporte: Rodoviário, fluvial
Aeroporto: Não tem
Distância da capital: 12 km