IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Nossa Senhora da Conceição é a santa e padroeira do Trem, um dos bairros mais tradicionais de Macapá. A sua igreja tem mais de 60 anos, sendo a segunda mais antiga da cidade, perdendo apenas para igreja de São José que foi construída em 1761 e é um dos monumentos mais antigos da cidade.
A sua história começou quando o Padre Arcangelo Cequa benzeu e entronizou, em três de dezembro de 1949, a estátua de N. S., inaugurando a primeira Capela do Bairro do trem, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Foi ela adaptada numa casa de madeira, cedida pelo prof. Dionísio Monteiro, localizada em frente a atual Sede do Trem Desportivo Clube.
Infelizmente esta primeira Capela foi derrubada por um temporal na madrugada de primeiro de julho de 1950, ficando apenas, milagrosamente, em pé a parede de fundo onde se encontrava a estátua de Nossa Senhora. E em julho desse mesmo ano foram iniciadas as obras, e no dia treze de agosto de 1950, o Padre Antônio Cocco, sem solenidades, celebrou a 1ª Missa, inaugurando a nova Capela, já no terreno da futura Matriz.
Em trinta de maio de 1954 Dom Aristides Piróvano benzeu e inaugurou a nova Matriz construída pelo esforço do Padre Antônio Cocco, PIME. A primeira Pedra tinha sido lançada a primeiro de maio de 1950 e a estatua de Nossa Senhora foi entronizada a vinte e sete de maio de 1954, no fim de uma procissão iniciada em frente à Catedral São José, onde a estátua tinha sido benzida pelo bispo Dom Aristides Piróvano. E é dessa abençoada igreja que a procissão de Corpus Christi inicia todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário